Segundo o site Gineco "Menstruação é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende".
A menstruação é um fenômeno feminino que ocorre na adolescência e que vem acompanhada de diversas dúvidas e crenças que confundem a cabeça das mulheres. Muitas acreditam que o sangue eliminado mensalmente é ‘sujo’ ou questionam se é possível contrair doenças sexualmente transmissíveis durante o período.
Confira os principais mitos e verdades sobre esse assunto de acordo com a ginecologista e obstetra Confira os principais mitos e verdades sobre esse assunto. A Dra. Maria Elisa Noriler é médica Preceptora de Ginecologia e responsável pelo setor de Ginecologia Endócrina InfantoPuberal e Climatério do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha desde fevereiro de 2010 e também médica plantonista de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Santa Joana e da Maternidade Pró Matre de São Paulo
1. Mulheres que convivem menstruam na mesma época.
MITO: Cada mulher tem um ciclo ovulatório independente, assim a convivência não interfere.
2. Andar descalça piora a cólica.
MITO: Não existe nenhum estudo que comprove essa relação.
3. A menstruação favorece o aparecimento de acne.
VERDADE: No período pré-menstrual o aumento da progesterona eleva a oleosidade das glândulas sebáceas da pele, podendo sim favorecer o aparecimento ou aumento de acne.
4. Ter relação sexual no período menstrual é mais prazeroso.
MITO: Essa questão é muito pessoal, tem mulher que prefere, mas a maioria tem um aumento da libido no meio do ciclo.
5. Suspender a menstruação faz mal à saúde.
MITO: Não, mas é necessário ter cuidado com a contracepção a longo prazo de progesterona, apenas para não ter diminuição na densidade óssea.
6. Transar menstruada aumenta o risco de transmitir doenças sexuais.
VERDADE: As DSTs são transmitidas por meio do sangue, o que faz aumentar sim o risco de contração de doenças.
7. ‘TPM’ existe.
VERDADE: A diminuição do estrogênio gera sintomas em muitas mulheres, cerca de 80% das mulheres sofrem com os sintomas.
8. Na menstruação o corpo elimina o sangue que não é útil.
MITO: Não existe sangue que não seja útil ao organismo. O da menstruação é o sangue usado pelo organismo na preparação do útero para uma possível gestação. Na ausência da gravidez, ele é expelido naturalmente e não apresenta nenhuma purificação.
9. Alguns fatores emocionais influenciam a duração e intensidade do fluxo no ciclo menstrual.
VERDADE: Os fatores emocionais influenciam a ovulação e muitas mulheres podem não menstruar por determinados ciclos, e quando isso ocorre o próximo ciclo pode ter o fluxo mais intenso.
10. Praticar atividade física regular e ingerir chocolates melhoram a TPM.
VERDADE: Os exercícios físicos e a ingestão de chocolates liberam no corpo o hormônio da felicidade, a endorfina. Como algumas características da TPM são tristeza, melancolia e depressão, esses atos dão um alívio aos sintomas.
O fluxo menstrual é composto, assim, por sangue e tecido interior uterino.
O período menstrual faz parte do ciclo reprodutivo da mulher, que acontece em quatro fases:
- Menstruação – Perda de sangue que ocorre periodicamente. Devido a estímulos hormonais, a superfície do endométrio se rompe e é excretada pela vagina, sob a aparência de um fluido de sangue. Em geral, a primeira menstruação (menarca) ocorre aos dozes anos;
- Fase pré-ovulatória – Período em que o óvulo se desenvolve para sair do ovário e o útero se prepara para poder receber um óvulo fecundado;
- Ovulação – Processo que ocorre entre o 13º e 15º dia antes da próxima menstruação. Nessa fase, a mulher está fértil e tem maiores chances de engravidar;
- Fase pós-ovulatória – quando o óvulo não é fecundado, ele morre após 12 ou 24 horas. Após essa morte, há o início de uma nova menstruação.
É possível evitar a menstruação a fim de melhorar os sintomas da cólica, da TPM e da endometriose com o uso dos anticoncepcionais, nos chamados regime contínuo (não há pausa) e regime estendido (a pausa é realizada após 84 dias).
Fonte(s): gineco ligacaoteen
Fotos: novalfem tudoela portalpenelope










0 comentários:
Enviar um comentário